top of page

A História das Cervejas de Barrica (Barrel Aged)

Da Mesopotâmia ao Egito Antigo, até a Grécia Antiga e o Império Romano, todos esses povos tiveram seus métodos para armazenar e transportar alimentos. As civilizações antigas usaram várias categorias de recipientes, de ânforas de argila a barris de madeira de palmeira até que os romanos avançavam para o norte na Europa. Quando encontraram os gauleses (lembram de Asterix?), encontraram um povo que usava barris de carvalho, que se provou um material perfeito especialmente para líquidos.


No entanto, estes barris eram originalmente forrados internamente com piche ou resinas vegetais, por alguns motivos: 1) para vedação; 2) também para que não houvesse contato da bebida armazenada com a madeira; 3) para facilitar sua limpeza.


Em determinado momento, percebeu-se (por acidente?) que a bebida em contato com o carvalho era acrescida de qualidades novas e agradáveis. O contato com a madeira suaviza as bebidas e as torna mais saborosas. Devido à tosta mínima da madeira, aparecem aromas adicionais, como baunilha, canela, pimenta da Jamaica, dentre outros, e sabores adicionais como caramelo, baunilha e até manteiga.


Além disso, conforme o tempo passa, a bebida repousada sofre uma micro-oxigenação lenta e progressiva, através da qual uma quantidade infinitesimalmente pequena de ar entra na barrica dos poros da madeira. Consequentemente há um arredondamento da bebida, pela transformação e produção de taninos desejáveis. E também sabemos que o envelhecimento em carvalho — especificamente, carvalho tostado — estabiliza os pigmentos, estabilizando assim a cor.


Finalmente, nas barricas há uma alta população de diversos tipos leveduras e bactérias muito ativas que assimilam compostos aromáticos de carvalho e taninos, também responsáveis pelo desenvolvimento de acidez, que pode ou não ser controlada, a depender do resultado esperado.


ZalaZ Ybyrá


Uma das cervejarias brasileiras de maior destaque no quesito, a Zalaz desenvolve um belíssimo trabalho com barris de madeira através da série Ybyrá, que significa madeira em Tupi. As Cervejas Zalaz da série Ybyrá são cervejas que passam por maturação em barricas com os estilos variando por barley wine, wild ale, porter, sour; com e sem adição de frutas, café e especiarias; e também blends dentre todas as possibilidades de tipos diferentes de cervejas em maturação.

Hoje a cervejaria possui mais de 50 barris, de diversas madeiras (jequitibá, carvalho francês e americano, amburana) que antes continham uísque (de fabricação própria), vinho, conhaque e cachaça.

Posts recentes

Ver tudo

コメント


© Hey Hops, desde 2017

bottom of page